Powered By Blogger

domingo, 27 de maio de 2012

Casamento gay cada vez mais perto de virar lei

Projeto já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.
Data: 24/05/2012 - Submarino entra em Vitória - Editoria: Victor Hugo  - Foto: Andreas Herman  - leitor - Jornal A Gazeta
A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou ontem o projeto que torna legal a união estável entre pessoas do mesmo sexo. O projeto, de autoria da senadora Marta Suplicy, reconhece como entidade familiar a união estável e permite a sua conversão em casamento civil. Ele ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados para virar lei.

Pelo texto, para que a união estável seja convertida em casamento é necessário que os companheiros procurem um cartório declarando que não têm impedimentos para casar - com a indicação do regime de bens que pretendem adotar. O projeto não prevê casamento religioso, apenas civil.

"O projeto dispõe somente sobre a união estável e o casamento civil, sem qualquer impacto sobre o casamento religioso. Não fere de modo algum a liberdade de organização religiosa nem a de crença de qualquer pessoa", disse a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora do projeto na comissão.

Segundo Marta Suplicy, o Poder Judiciário e o Executivo já vêm reconhecendo as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. "Isso nada mais é, em substância, que garantir o exercício da cidadania por quem quer que legitimamente o pretenda, seja qual for sua orientação sexual", explicou a senadora.

Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, em decisão unânime, a equiparação da união homossexual à heterossexual. Na prática, a decisão viabilizou para os homossexuais direitos como pensão, herança e adoção.

A decisão do STF, porém, não é equivalente a uma lei sobre o assunto, por isso o Congresso quer incluí-la na legislação brasileira. O Artigo 1.723 do Código Civil estabelece a união estável heterossexual como entidade familiar. O que o Supremo fez foi estender esse reconhecimento a casais gays.
(Com agências)
Fonte:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/05/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/1247996-casamento-gay-cada-vez-mais-perto-de-virar-lei.html

Pesquisa: Neliane Reggiani Andrade
Postado por Katiane Fabres Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário