Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Conceitos do Módulo 2

No modulo 2, os textos ressaltam a importância fundamental da compreensão da sociedade desigual e preconceituosa que temos. A partir desse módulo, destacamos os seguintes conceitos:

 Afazeres domésticos: Tarefas executadas em casa pela mulher, e atualmente fazem parte da vida também dos homens.

Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã: Propõe igualar os direitos da mulher ao do homem.

Desigualdades salariais: A mulher ganhar menos que o homem, mesmo ocupando cargos iguais.

Direitos reprodutivos: Diz a respeito da garantia do direito ao pleno exercício da sexualidade e da reprodução. 

Direitos sexuais: Esta relacionada ao direito à saúde, legitima o direito de cada pessoa a que seu corpo, seu desejo e seu direito de amar sejam reconhecidos e respeitados.

Divisão sexual do trabalho: Divisão do trabalho social decorrente das relações sociais de sexo, adaptada com a cultura da sociedade.

Educação primária feminina: Era baseada na moral e social, preparava a mulher para ser mãe ou esposa.

Educação secundária feminina: Embasava na restrição, a mulher podia fazer somente o magistério.

Emancipação Feminina: Direitos que a mulher conseguiu e continua perante a sociedade.

Feminismo Liberal: Surgiu com a Resolução Francesa que reinvidicou a extensão dos direitos políticos a mulher por meio de sua inclusão a cidadania, e ao longo do século foram surgindo à defesa dos direitos das mulheres ao acesso à educação publica, questões sócias ligadas à família e principalmente a maternidade e o direito ao trabalho.

Feminismo marxista: Defende a eliminação do capitalismo e a implantação do socialismo como forma de libertação das mulheres, isto é, a dependência da mulher é vista como uma forma de opressão mantida pela classe dominadora e pelos interesses capitalistas.

Gênero: O modo como a sociedade constrói representações sobre ser homem e ser mulher.

Hiato de gênero: Diferença entre homens e mulheres que decorre de condições sociais.

Identidade de gênero: É a imagem que cada pessoa construí de si mesma, e como cada um se define e se vê sendo  homem ou mulher.  
Lei Áurea (1888): Lei que extinguiu a escravidão no Brasil.

Lei nº9.029/1995: Esta lei  proíbe  discriminação contra a mulher na legislação trabalhista.

Lei nº 10.224/2001- Lei do Assédio Sexual: Esta lei determina ser crime constranger alguém com o intuito de obter vantagem, fazendo prevalecer ser superior no exercício do emprego, cargo ou função.

Lei nº10.778/2003 – Esta lei notifica os casos de violência contra a mulher.

Marcha das Margaridas: O movimento visa garantir e ampliar as conquistas das mulheres do campo.

Movimento de LGBTT: Movimento de luta contra a discriminação e de defesa dos direitos de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Movimento de Mulheres Indígenas: Movimento da Luta pelos direitos das Mulheres nos povos indígenas.

Movimento de Mulheres Jovens: Movimento na luta contra o sexismo e a presença igualitária nos espaços sociais e políticos.

Movimento de Mulheres Lésbicas: Movimento na luta contra a discriminação e os preconceitos que atingem as diferentes minorias sexuais.

Movimento de Mulheres Negras: Movimento na luta contra o sexismo e o racismo nos diversos contextos.

Movimento de Trabalhadoras Urbanas: Movimento na luta pela ocupação no mercado de trabalho e aos direitos trabalhistas das Mulheres.

Movimento de Trabalhadoras Rurais: Movimento na luta pelos direitos, melhores condições de trabalho e acesso aos meios de produção das Mulheres no campo.

Movimento Feminista: Movimento político cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens.

Movimento Operário: Movimento de trabalhadoras em busca da defesa de seus próprios interesses em relação ao trabalho.

Movimento sufragista: Movimento que visa à luta por melhores condições de trabalho e o direito à cidadania.

Orientação sexual: é à atração que se sente por outra pessoa, e envolve também questões sentimentais, e não somente sexuais, isto é, refere ao sexo da pessoa, opção sexual.

Panorama conceitual. Evidencia-se com clareza a definição de gênero e sexo.
Previdência: Na previdência social a mulher a cada dia vem reduzindo a iniquidades de gênero.

Sexo: Diz respeito às características físicas e anatômicas dos corpos.

Sexualidade: Esta relacionada com a busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, dentre outras características.

Trabalhadoras do Sexo: Mulheres que fazem do sexo o seu sustento.

Trabalho produtivo: É o trabalho que gera renda em casa, e atualmente a maioria das mulheres estão sendo o provimento da família.

Violência doméstica: Abuso físico praticada em casa com a mulher ou no âmbito familiar.

Violência simbólica: Violência sutil e invisível que é percebida pelo o modo de ver, a maneira de valorar, o processo de aquisição do dominador ( homem) sobre a mulher.



Referência Bibliográfica
ARAUJO, Francisca. Socorro. Feminismo (2007). Disponível em < http://www.infoescola.com/sociologia/feminismo> acesso em 11 de agosto de 2011.

CARDOSO, Fernando Luis. O Conceito de Orientação Sexual na Encruzilhada entre Sexo, Gênero e Motricidade. Revista Interamericana de Psicologia.  2008, Vol. 42, Nº.1 pp. 69-79. Disponível em <www.psicorip.org/Resumos/PerP/RIP/RIP041a5/RIP04208.pdf > acesso em 13 de agosto de 2011.

FAVERO, Cintia. O que é sexualidade. (2007). Disponível em <www.infoescola.com › Sexualidade> acesso em 12 de agosto de 2011.
HEILBORN, Maria Luiza; ARAUJO, Leila; BARRETO, Andréia (Orgs).Gestão de políticas públicas em gênero e raça/GPPGR: módulo 2.Rio de Janeiro: CEPESC;Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.
KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. (2003). Disponível em < www.santosbancarios.com.br/mulheres/adivisaosexualdotrabalho.pdf > acesso em 11 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário